A Terrakrya, empresa em que trabalho, recebeu o desafio de digitalizar o monitoramento de plantios de restauração florestal, substituindo o uso de planilhas e registros manuais por uma aplicação moderna.
O projeto Caminhos da Semente foi desenvolvido para digitalizar e otimizar o monitoramento de plantios de restauração florestal. Antes da implementação do aplicativo, o processo era realizado manualmente em papel e planilhas, o que causava retrabalho, perda de dados e dificuldades na análise. A solução visou proporcionar aos monitores ambientais uma ferramenta prática e integrada, com funcionalidades que abrangem desde o cadastro de prestadores de serviços até o monitoramento de projetos e propriedades.
O uso de papel e planilhas gerava retrabalho, perda de dados e dificuldade em associar imagens capturadas ao monitoramento. O fluxo manual exigia:
Desenvolvemos um aplicativo em Flutter/Dart, focado em simplificar o trabalho de campo e a gestão dos dados. Minhas principais contribuições foram:
Este projeto foi um marco na minha carreira, pois participei de todas as etapas: discovery, pesquisa, design, testes com usuários e suporte no desenvolvimento. A experiência me ensinou a:
O aplicativo já está disponível na Play Store, e, atualmente, todos os bugs encontrados foram corrigidos. Estamos expandindo seu uso para outras regiões e protocolos, incluindo a personalização de novos fluxos conforme a demanda local. O início do próximo ano será aproveitado para realizar mais testes da nova versão do app, consolidando melhorias e preparando sua implementação em maior escala.